Projeto “Natureza Humana e as origens da vida em sociedade” – 2º Ano do Ensino Médio – 2º Trimestre de 2009

O Senhor das Moscas

Filme de 1990, dirigido por Harry Hook e inspirado no livro de mesmo nome, escrito por William Golding, que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1983. Trata-se de uma novela alegórica que narra a história de um grupo de garotos vítimas de um desastre aéreo. Sem a tutela de qualquer adulto, os meninos tentam se organizar para manterem-se vivos em uma ilha deserta e logo experimentam a tensão entre uma coletividade igualitária que implica em arcar com as responsabilidades pelos mais fracos ou submeterem-se ao comando do mais forte, tirando daí vantagens pessoais mais imediatas.

Na ilha os meninos se confrontam com os problemas vida em sociedade.

Na ilha os meninos se confrontam com o problema da origem da vida em sociedade.

As desavenças que se originam põem o expectador frente ao dilema moral entre o bem e o mal: somos, por natureza, ou seja, antes das construções culturais, agressivos ou pacíficos, egoístas ou solidários, tendemos à cooperação ou ao conflito? É sob esse ponto de vista que a vida dos meninos na ilha torna-se interessante de ser lida e pode nos dizer algo sobre nós mesmos, fazendo-nos refletir sobre a origem da vida em sociedade, da propriedade privada das coisas e do espaço, da liberdade de manifestação e do direito de ir e vir, sobre os instrumentos de poder e até mesmo sobre a origem de nossas concepções sobre o que seja sagrado, temido e incompreendido.

Para a leitura do filme

Como foi anteriormente sublinhado é uma novela alegórica, isso significa que a leitura das situações do filme pode ser feita através dos símbolos presentes na narração e do modo como eles se relacionam ao todo da história, e que fazem referência a concepções ou idéias que não aparecem de modo explícito na narração.

Por exemplo: a concha encontrada por eles passa a simbolizar o poder e a orientação para a coletividade, pois, quando é soprada como uma trompa convoca os meninos à reunião em assembléia e estar com ela em mãos dá direito à palavra. Isso faz referência à origem da organização em sociedade, à democracia, como igualdade de manifestação e participação nas decisões. Assim, outros objetos e situações vão adquirindo valor de símbolo na história: a faca de caça, os óculos, os guardas, a cabeça do porco, o monstro, etc.

O trabalho

Nosso trabalho consiste em fazer uma síntese da história, identificando alguns símbolos e situações presentes nela e conectando essa discussão com os temas de sala de aula e também com o texto indicado.

Podemos, por exemplo, identificar Ralph com qual das concepções de natureza humana apresentada no texto? E Jack? Qual das duas visões é a dominante na ilha? Se o grupo de Jack é o domínio da força, ou do mais forte, isso o autoriza a fazer coisas como impedir a circulação em determinadas partes da ilha ou até mesmo matar outros meninos? Por quê? Isso nos leva a outras perguntas: por que será que as coisas se passaram deste modo na ilha? Seria diferente se fossem outros meninos? Isso sempre foi assim ou muda de acordo com a época?

A tarefa, então, é a seguinte:

– Com base na leitura do filme, construa um texto no qual haja uma apresentação da história, uma identificação da discussão proposta pelo autor, bem como dos símbolos e das situações envolvidas, estabelencendo conexões disso com os temas de Filosofia e Sociologia presentes nos debates de sala de aula, no texto indicado, no livro texto das disciplinas e em outras fontes sobre o assunto. Quanto maior o número de interpretações dos símbolos, de conexões concretas e de dados obtidos com pesquisa, mais rico o trabalho.

– Outras fontes de pesquisa são aceitas, mas lembre-se que cópias desqualificam o trabalho. A elaboração é fundamental. Portanto, indique as fontes de pesquisa e use aspas quando for transcrever trechos.

– Os grupos devem ter até 4 componentes.

– Os trabalhos devem digitados em fonte tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5 pontos; e devem conter no mínimo quatro páginas.

– O valor dos trabalhos é de 10 pontos válidos para as Disciplinas de Sociologia e Filosofia.

– A data de entrega é 17 de agosto de 2009.

Bom trabalho!

Anúncios

~ por Mauricio de Azevedo em 05/07/2009.

8 Respostas to “Projeto “Natureza Humana e as origens da vida em sociedade” – 2º Ano do Ensino Médio – 2º Trimestre de 2009”

  1. Oi professor Mauricio!
    sou a Suélen do 2º ano e gostaria de saber se tem algum problema em fazer individual o trabalho sobre o filme o Senhor das Moscas?
    Obrigado…

    • Olá Suélen! O que houve, não entrou em acordo com ninguém para formar um grupo? Bem, o trabalho tem a característica de ser em grupo pela complexidade e por tentarmos ter sempre uma atividade de avaliação coletiva em sociologia e filosofia por trimestre. Mas se você está encontrando dificuldades, pode sim fazer seu projeto individualmente, mas lembre-se: as exigências são as mesmas. Surgindo alguma dificuldade me escreva! Bom trabalho!

  2. no caso, a suélen deveria escrever as 4 folhas exigidas no trabalho sozinha então ?

    • Olá Patrick. Você também está pensando em fazer o trabalho sozinho? Por que não entra em contato com a Suélen para formarem uma dupla? Realmente fica um tanto pesado fazer o trabalho sozinho, podemos discutir um critério de avaliação diferenciado juntamente com a turma no retorno das aulas, dia 17.08. Esse é também o dia de entrega dos projetos. Fica a sugestão da dupla, ainda há tempo. Bom trabalho!

  3. encontrei um link com o nosso filme para download, são 8 partes compactadas no servidor “rapidshare” + a legenda.

    http://trixxx-filmes.blogspot.com/2008/10/o-senhor-das-moscas-1963-avi.html

    • Patrick, esse link é para a primeira versão do filme, rodada em preto e branco em 1963. Se quiser pode utilizar essa versão, emboram existam pequenas diferenças a discussão, que nos interessa, é a mesma.

  4. sim, depois que postei vi o ano (1963) e fiquei em dúvida se seria o mesmo filme.
    E o trabalho, até agora elaborei uma folha sozinho, só que meus colegas acham que já está completo e não temos mais oque acrescentar,simbolos presentes no filme, situações que expressam características da vida em sociedade e etc. A avaliação individualmente continua sendo 4 folhas?

    • Olá Patrick. Vamos fazer o seguinte: elabore um bom trabalho, o mais completo possível, e leve-o na segunda-feira. O desejável é um trabalho em grupo, observando os critérios fixados para todos. Posteriormente podemos discutir (toda a turma) sobre os casos que não contemplam esses critérios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: